quarta-feira, 21 de abril de 2010

Para entender, música: Rock anos 60


já deve estar na hora de escrever, se é que alguém que lê sentiu falta disso.

Venho hoje falar sobre mitos, grandes músicos que mudaram a história de se fazer som. Alguns se destacam por serem extraordinários, por sua forma especial de tocar, sua criatividade, sua capacidade, seu som, ou até mesmo por seu rostinho.Alguns pontos que quero destacar é a influência que esses 'mitos do Rock n Roll' têm até os dias de hoje, e o quanto representam para aqueles que os idolatram ao segurar seu instrumento. Toda época teve seu tempo de glória no Rock, começando da época meio Hippie, por volta de 1960


Vamos começar de alguém que revolucionou e que fez o mundo mais psicodélico com seu Blues destrutivo, Jimi Hendrix!
Considerado o Reis dos Reis, Jimi fez muita história, uma história que permanece viva em todos aqueles que admiram a guitarra. Seja por tocar fogo na guitarra ou incríveis solos, teve participação na forma de gravar, e no uso de pedais com sons variados, com uma carga de emoção e sentimento que ele colocava em suas músicas, seja com a guitarra nas costas, entre as pernas, tocando com a língua, boca, no chão ou no meio do cú. Palmas para o Deus, do baseado da guitarra!

Sons não muito complicados, com vocais estrondosos, batidas vibrantes e um sentimento, o amor, Led Zeppelin. Dando espaço especial á Jimi Page e Robert Plant. Page, muitas vezes não ligando muito para detalhes, executa solos incríveis e numa rapidez exemplar, algumas vezes com métodos não muito comuns, como tocar com um arco de violino ou uma guitarra de dois braços (se você não conhece de guitarras). Riff's destruidores, solos incríveis, uma bateria animal, o que mais lhes faltam? um Plant, ou melhor, O PLANT: Pelas composições que retratam de vários ângulos alguns sentimentos com alguns de seus "baby, baby" (se você conhece as musicas vai entender) nos seus longos duetos e demonstrações de todo seu poder com um microfone. Led Zeppelin é uma das bandas de Blues, Rock Clássico, Heavy Metal, Blues Rock, Folk Rock mais prestigiadas por quem toca o verdadeiro e original Rock N' Roll.*(Rober Plant já foi dito como Sex Simbol dos anos 70)





















Sem mais apresentações: Pink Floyd
com o surgimento da banda pelo movimento Hippie e a explosão do LSD, (não, eles não são um bando de hippies drogados) o Pink Floyd passou por diversas fases, por canções que tratavam de ideologias, protestos da época e que já foram parte de outras épocas. Carregado de uma aura psicodélica e acalmante o Pink Floyd é muito prestigiado pelas suas harmonias com teclados e vários efeitos de guitarra, solos extensos, "algo que nos faz pensar um pouco mais, que nos leva a parar e se acalmar, refletir duas vezes, é mágico" cheia de sentidos as vezes subentendidos, mensagens subliminares, facetas nunca usadas antes. Com shows de rara proporção e qualidade, clipes célebres, (o uso de imagens de filmes nas músicas teve inicio com o Pink Floyd) a banda teve grande sucesso desde a década de 70 à 90 e é consagrada até hoje pelos seus feitos de grande importância importância, cravados na história da música.



"não existem palavras o bastante para descrever uma obra, uma composição bem feita, uma boa música ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário