terça-feira, 4 de maio de 2010

Para entender, música: Nirvana


"O Nirvana é uma banda Grunge dos anos 90..."

Ok chega disso.
A história começa por volta de 84 Kurt Donald Cobain decide montar uma banda com um garoto alto chamado Krist Anthony Lovoselic. Durante muito tempo, várias bandas foram feitas mas só por volta de 90 que Dave Eric Grohl tomou as baquetas na turnê de 'Bleach' seu primeiro álbum em estúdio (e um dos melhores)
Seu segundo e mais conhecido álbum 'Nevermid' foi classificado como um dos mais vendidos do mundo, mas porque? foi o mais popNevermind tem uma essência forte e poderosa, ainda mais com 'Smells Like A Teen Spirit' que ainda hoje é um hino do rock, que mostra a energia que os jovens da época carregavam. Foi também um tempo de explosão para o Nirvana, agora com proporções internacionais. Após o sucesso de Nevermind o Nirvana recebe prestígio e sobe, leva o Grunge com eles, uma mistura de Hardcore, Punk com Rock Progressivo mais meia colher de distorção, o Grunge começou em pequenas lojas nos shows de bandas, como o CBGB ganhando a fama na região, Seattle é conhecida como a cidade do Grunge, de lá também sairam o Pearl Jam, Alice in Chains, Sound Garden e outras.

Após o 'Nevermind' Nirvana lança seu próximo álbum, o 'Incesticide' ótimo! que volta um pouco as raízes do Punk e o New Wave, que fez sucesso em um certo período, na minha opinião esse foi o mais compacto por ser criativo e simples ainda com toda a força e intensidade que Kurt colocava (mesmo nas canções que não são suas). 'In Utero' foi o álbum mais complexo na minha opinião, mais solos, efeitos incríveis, e as vezes poesia até. Na turnê do 'In Utero' Nirvana passa pelo Brasil, que fazem um lixo de show, mas que foi muito foda além de viajar para a Europa e rodear o mundo. Em 93 após a turnê do 'In Utero' a MTV propõe a banda um show acústico, o Unplugget cheio de flores e velas, como um velório segundo o produtor* Sem 'maiores sucessos do Nirvana' a banda chama os Meat Puppets, que por sinal fazem um show ótimo. A partir daí as coisas começam a complicar ainda mais o lado pessoal de Kurt, que após várias tentativas de desintoxicação e muitos problemas envolvendo drogas morre, por suposta dose excessiva de 'medicamentos' especulações ainda mantém a possibilidade de assassinato por parte de sua esposa Courtney Love. Sem entrar mais em assuntos pessoais da vida e história de Kurt Cobain, Nirvana pode ter acabado, mas no coração de todos aqueles que ainda sonham em fazer história empunhando uma guitarra ou cantando a vida de sua forma continua vivo, com juventude e cabelos grandes. Até hoje o Nirvana é reconhecido pelos seus feitos e músicas por "Queimar aos poucos" e pela intensidade de tudo que foi transmitido a quem sente as canções.

Morra jovem permaneça belo

Kurt Donald Cobain

Nos últimos meses eu desejei a morte todos os dias.
Às vezes cheguei bem perto

Kurt Donald Cobain

Paz amor e empatia !

Kurt Donald Cobain

(texto meio resumido, colocando os pontos principais, outro dia explico mais coisas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário